Campos do Jordão, além do Baden Baden
- Khriztina Belle

- Oct 30
- 4 min read
Updated: Nov 6
Ao visitar Campos do Jordão, tenha em mente que há muito mais além do Baden Baden... Nada contra, pelo contrário! Se puder, vale conhecer esse ícone da cidade. Ainda assim, há tantos outros lugares que merecem ser descobertos. Que tal algumas dicas?
![Campos do Jordão - Por do Sol, [Parque] Museu Felícia Leirner | Auditório Claudio Santoro](https://static.wixstatic.com/media/c20712_4d5e8990c90a4c35897288a3cab0b6c3~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_606,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/c20712_4d5e8990c90a4c35897288a3cab0b6c3~mv2.jpg)
Morar em Campos do Jordão: um sonho que se realizou há quase meia década. Um verdadeiro privilégio!
Aproveito então, com o olhar de uma ‘quase’ local, compartilhar alguns dos lugares que costumo levar os amigos e familiares para passear quando estão por aqui.
E, convenhamos, pessoas queridas não levamos a qualquer lugar, certo?!
PASSEIOS
I.
Imperdível! Mais que um museu de carros, é um espaço onde a história ganha vida entre relíquias e arte. Toda a renda é revertida à Fundação Lia Maria Aguiar, que realiza um fascinante trabalho com crianças e jovens. Esta fundação é uma grande dádiva para Campos do Jordão!
II.
Arte e natureza em perfeita harmonia. As esculturas ao ar livre ganham novas cores a cada estação. O Auditório Claudio Santoro é sinônimo de tradição no Festival de Inverno, e conta também com o charmoso Felícia Café Literário.
III.
Mais de vinte jardins inspirados em diferentes partes do mundo, reunidos num mesmo cenário. Um passeio que celebra a harmonia.
IV.
Entre árvores e trilhas, um refúgio perfeito para respirar profundamente e se desconectar. Aqui também tem o Baden Baden em meio ao bosque, este é imbatível.
V.
Com uma lagoa que reflete o céu e a serenidade da serra, o parque reúne áreas verdes e caminhos tranquilos. Ao som discreto dos pássaros, o ambiente convida a desacelerar.
VI.
Imensidão verde e ar puro que renova. Entre árvores centenárias, quedas d’água e o aroma da mata úmida, o Horto é puro respiro, natureza em estado de grandeza.
VII.
Coração pulsante da cidade. Um pedaço de Campos do Jordão que vibra em todas as estações. Lojinhas, música ao vivo e o teleférico que sobe rumo ao Morro do Elefante.
VIII.
Entre jardins bem cuidados e atraente arquitetura, o Mosteiro abriga monjas beneditinas e uma capela de beleza serena. O espaço reúne lojinha de produtos artesanais, café e bazar beneficente.
IX.
Um cenário para espairecer sem compromisso. Um lugar cuidado com muito zelo, que nos convida a simplesmente ser. Quando as cerejeiras florescem, é de beleza única. Mesmo sendo por poucos dias, marcam para sempre.
X.
Palácio de estilo medieval com obras de Tarsila e Portinari, e móveis dos séculos XVII e XVIII. Anexa, a Capela São Pedro Apóstolo, construída sobre um único pilar e com paredes de vidro, reflete o céu e a paisagem, atraindo arquitetos do mundo inteiro.
XI.
Localizado na cidade de Santo Antônio do Pinhal, a poucos minutos de Campos do Jordão, é um passeio por jardins temáticos que evocam diferentes partes do mundo. Além das lojinhas e um restaurante bem acolhedor.

SABORES, CIA & TAL
I.
Talvez seja um dos pontos mais encantadores e fotografados de Campos do Jordão. Um lugar para apreciar a decoração nos detalhes, aproveitar o momento e esquecer as preocupações.
II.
Faz valer o título do prêmio Que Seja Doce... com delícias e bom atendimento. Parada obrigatória para apreciadores de um bom chá.
III.
Se estiver no centrinho do Capivari, boa opção para um café com doce, um lanche ou até mesmo uma refeição.
IV.
Uma cafeteria muito graciosa. Variedade de cafés, receitas exclusivas e toasts preparados com pão de fermentação natural, sem contar a apresentação impecável de tudo o que é servido.
V.
Ambiente agradável na avenida principal, perto do centro turístico do Capivari. Servem almoço, jantar e, de quebra, um café da manhã com ares de pousada.
VI.
Comida caseira, receitas de família feitas no capricho. Sou suspeita, almoço praticamente todos os dias por lá, assim como outros moradores da cidade. Acho que isso já fala por si!
VII.
Construído em 1950, sinônimo de boa gastronomia. Fica mais retirado às margens de um lago. Receitas preparadas com ingredientes da Mantiqueira e outros colhidos na horta pelo próprio Chef.
VIII.
Sabe aquele pastel de feira? Neste caso, é literalmente. Tudo de bom e ainda tem delivery!
IX.
Loja de conveniência no posto Shell ao lado do Grande Hotel. Perfeito para um café rápido, com dose extra de simpatia! No piso superior, uma vista bacana e bem decorado, tornam o espaço convidativo.
X.
Um convite aos amantes de chocolate artesanal. E há de encontrar mimos para presentear alguém especial.

BAIRRO DOS MELLOS
Uma região com atmosfera rural e paisagens que mudam conforme a luz do dia.
I.
Azeites finos produzidos em terras brasileiras. Um convite a conhecer, provar e se encantar.
II.
Uma experiência gastronômica em um refúgio ao ar livre, com charme campestre.
III.
Um cantinho agradável, onde os sabores da região ganham vida no ritmo do slow food, com ingredientes frescos de produtores locais.
IV.
Cervejaria e restaurante com alma alemã, em um clima descontraído e rural, com saladinha fresca direto da horta.
V.
Sorvetes artesanais com ingredientes diretamente da fazenda e produtores locais, seguindo o conceito farm to table. Um lugar irresistível para quem curte un buon gelato.

Em essência, uma região da Serra da Mantiqueira feita de contrastes, com belas paisagens e atrativos que convidam tanto ao silêncio quanto a uma boa prosa. Mais do que ser lembrada apenas no inverno, é um destino para caminhar sem pressa, contemplar e relaxar. Bon voyage!
***
Dicas Campos por Studio Tai Chi
Campos do Jordão
***



